Idam apoia Programa de Melhoramento Genético de Bovinos em Tonantins

O Programa Mais Pecuária Brasil visa o melhoramento genético dos rebanhos de bovinos e bubalinos do Amazonas.

No município, o instituto atua no apoio técnico ao programa, que é uma iniciativa da Conafer com a prefeitura local

Em Tonantins (a 865 quilômetros de Maanaus), o Programa Mais Pecuária Brasil, iniciativa que visa o melhoramento genético dos rebanhos de bovinos e bubalinos do Amazonas, segue a todo vapor. As atividades relacionadas ao programa iniciaram no município, neste mês, com o apoio técnico e logístico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do amazonas (Idam), por meio da Unidade local (UnLoc) Idam/Tonantins.

O gerente da UnLoc Idam/Tonantins, José Dirley, destaca a importância do Mais Pecuária Brasil, que, na cidade, é fruto de parceria entre Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer) e a Prefeitura Municipal de Tonantins.

“O programa é muito relevante e pioneiro no município, pois os pecuaristas poderão ter maior dimensão da importância do melhoramento genético dos animais. Além disso, a iniciativa serve como um estímulo para os outros pecuaristas que ainda não aderiram ao programa”, disse o gerente, ao salientar que a participação no Mais Pecuária Brasil tem custo zero para os produtores.

No início das atividades do programa no município, foram realizados exames de ultrassonografia nos bovinos e bubalinos.

No início das atividades do programa no município, foram realizados exames de ultrassonografia nos bovinos e bubalinos para detectar quais animais estavam aptos para receber o protocolo de inseminação artificial. Os profissionais selecionaram 15 animais de duas propriedades para participar desta primeira etapa do programa no município. Já o protocolo de aplicação de hormônios será iniciado na próxima quinta-feira (11/04).

“Aguardamos nove dias após o início do protocolo para aplicar os hormônios. Depois a espera é de mais 54 horas para as búfalas e 48 horas para vacas estarem prontas para a inseminação. Por fim, aguardamos os veterinários confirmarem a prenhez e os animais que não estiverem prenhes, reiniciamos o protocolo. Nosso objetivo é alcançar 100% de prenhez”, informou o veterinário Ronierick Santos.

FOTOS: Divulgação/Idam