Idam atua em entrega de R$ 111 mil em crédito rural no município de Ipixuna

Ação foi realizada durante a 4ª Expo Ipixuna

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou da entrega de crédito rural, por meio do Pronaf Digital, juntamente ao Banco da Amazônia, no município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus).

A ação ocorreu durante a quarta edição da Expo Ipixuna, de 7 a 9 de outubro. Na ocasião, foram beneficiadas diretamente seis famílias que trabalham no setor pecuarista via Pronaf Digital. Participaram da atividade agricultores familiares, a Associação dos Agropecuaristas de Ipixuna (Adai), o Banco da Amazônia e a prefeitura do município.

De acordo com o técnico em zootecnia e gerente da unidade local do Idam no município, Valdécio Gomes, “o Pronaf possibilita aos agricultores familiares condições de investir em infraestrutura de suas propriedades, ampliar, diversificar, comercializar e potencializar a produção de alimentos, gerar emprego e distribuir renda os beneficiários e familiares”.

Foram liberados R$ 111 mil em crédito rural, recurso que irá atender os agricultores de forma intensificada e aquecer a economia do município, ao mesmo tempo dando suporte para que os agricultores possam custear suas atividades, especialmente na pecuária, uma das principais atividades do setor primário no município.

DAP – A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é o documento que identifica os agricultores familiares e/ou suas formas associativas organizadas em pessoa jurídica (associações e cooperativas) aptos(as) a realizar operações de crédito rural ao amparo do Pronaf.

Também possibilita o acesso às políticas públicas federais, estaduais e municipais, como o Programa Alimenta Brasil (PAB, antes Programa de Aquisição de Alimentos), Garantia Safra (GS), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Aposentadoria Rural, entre outros.

FOTO: Divulgação/Idam