Idam avalia mandioca durante Dia de Campo

A Unidade Local do Idam/Tefé em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental realizou no início deste mês um Dia De Campo para avaliar o plantio de mandioca mecanizada e adubada. O evento aconteceu na fazenda Santo Antônio, localizada na margem esquerda da estrada Tefé/Emade, Km 2 onde, em novembro do ano passado, foi implantada uma Unidade Demonstrativa de Mandioca Adubada. Participaram do evento 32 pessoas entre agricultores rurais e interessados no plantio da mandioca.
Segundo o engenheiro agrônomo Sidney Souza de Araújo, o objetivo principal do Dia de Campo foi para mostrar aos participantes a importância da adubação da maniva/semente uma vez que essa atividade aumenta a produção de raízes (mandioca) e, consequentemente, a produção de farinha. A atividade também faz com que os agricultores aproveitem áreas já degradadas, diminuindo os desmatamentos e as queimadas desordenadas, causando menos impactos para o meio ambiente.
Ele disse ainda que para a avaliação do plantio, a colheita foi realizada com um ano após o plantio da variedade Catombo. Como dado de avaliação da raiz de mandioca, foi medida uma área do plantio de 10 x 10 metros. Após o arranquio foi feito o corte das raízes para separar da cepa para posterior pesagem. Nesta área colheu-se 263,5 kg de raízes de mandioca. Levando-se em consideração a produtividade do município de Tefé que é em média de 12 toneladas de raízes, podemos concluir que, com a prática adotada, entre elas o uso de insumos modernos (adubo químico e calcário), espaçamento (1 m x 1 m), seleção de maniva/semente, capinas nas épocas corretas e vigor da maniva/semente, o resultado demonstrou que a produtividade de raízes mais do que duplicou em relação à produtividade local, ou seja, foram colhidas 26,35 toneladas/hectare de raízes, considerada excelente para a cultura, finalizou o gerente.