IDAM Beruri e Afeam reúnem com Agrigultores Familiares

A unidade local do Idam em Beruri, juntamente com técnicos da Afeam, realizou nos dias 16 e 17 de junho reuniões com agricultores de malva financiados no ano de 2010. O encontro ocorreu na sede da usina de beneficiamento de castanha-do-Brasil e na comunidade Bela Vista, localizadas no Paraná do Beruri. As reuniões foram convocadas após o diagnóstico detalhado a respeito dos projetos financiados para o cultivo de malva em 2010, em que foram identificados problemas expostos pelos mutuários em decorrência do fracasso de alguns projetos, devido a dificuldades enfrentadas por alguns agricultores. O objetivo foi que a AFEAM conheça o cenário real na produção de fibras no município, ouvindo dos agricultores os pontos positivos e os negativos, para então, aperfeiçoar a linha de crédito disponibilizada para esta atividade. No ano de 2010 foram financiados no município de Beruri por meio da AFEAM/IDAM, 498 projetos para o cultivo de malva, quantidade bastante expressiva para o primeiro ano de execução do Programa de Incentivo a Produção Fibras no Amazonas (junta e malva). Já no ano de 2011 até o momento foram encaminhados a AFEAM, apenas 103 propostas. Essa quantidade inferior surpreendeu e espantou o Agente Financeiro, visto que previa pelo menos financiar este ano cerca da metade de projetos contratados em 2010. A UNLOC/Beruri, informou que alguns procedimentos dispensados em 2010 para o acesso ao crédito, não foram adotados em 2011, pelo contrário houve pesquisa cadastral, vistoria prévia, redução do limite de área a ser financiada, não garantia no fornecimento da semente e da compra, o que resultou na diminuição da demanda. Durante a reunião o gerente da Unloc de Beruri, Izaque Epifânio Marques, destacou que será realizado, em parceria com a Secretaria de Municipal de Produção e as Lideranças comunitárias e organizações de classe, um levantamento em todas as comunidades rurais do município para definir as áreas e os agricultores familiares que cultivam malva e juta, isso será fundamental para a expansão da produção de fibras no município, bem como, aumentará a eficiência na aplicação do crédito e reduzirá a inadimplência. Depois, o coordenador do Programa de Fibras da AFEAM, Togo Meirelles, falou sobre o funcionamento do programa, sua importância para os agricultores locais, a documentação necessária, e concluiu que até o dia 15 de julho estarão recebendo novas propostas para financiamento para malva.Prosseguindo a reunião, RosauraMartins, coordenadora da Gerência de Cobrança, falou a respeito dos procedimentos adotados pela AFEAM para aqueles mutuários que estão em dificuldades de quitar o financiamento. Em seguida a palavra foi repassada para os agricultores, ocasião que Irailton Bastos da Silva da comunidade São Sebastião, disse que o plantio de malva dele foi bom (produziu 18 toneladas) e por isso já pagou o financiamento. Francisco Duarte da comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro agradeceu o IDAM e a AFEAM pelo seu interesse em financiar os produtores de malva. O Sr. Eglacir fez reclamações da baixa produção e do prejuízo que teve devido a baixa qualidade da semente, necessitando o replantio, o demais produtores concordaram com o mesmo. As duas reuniões contaram com a participação de 143 agricultores familiares da sede do município e de várias comunidades, e na ocasião foi feita entrega de carnê de pagamento de projetos feitos em 2010.