Idam capacita detentores de Planos de Manejo Florestal

A Unidade Local do Idam/Manacapuru realizou no início do mês de novembro curso relacionado a Orientações sobre Cadastro Técnico Federal e acesso ao sistema DOF (Documento de Origem Florestal) para 30 participantes, entre eles detentores dos Planos de Manejos Florestais de Pequena Escala e proprietários de micro serrarias, movelarias e marcenarias.
O evento aconteceu no auditório do Senac e foi ministrado por analistas ambientais do IPAAM e técnico florestal do Idam de Manacapuru
O objetivo foi capacitar esse pessoal visando um melhor desenvolvimento da atividade através do acesso ao CTF (Cadastro Técnico Florestal) e DOF (Documento de Origem Florestal), além de contribuir para que eles possam operar o seu próprio sistema através das ferramentas disponíveis para oferecer, comprar e vender produtos e subprodutos de origem florestal.
Foram três dias de evento. Na ocasião os alunos tiveram aulas áudio visuais, teóricas e práticas, formando uma dinâmica, para melhor aproveitamento do conteúdo aplicado.
Segundo Quênia Barros, gerente de Apoio a Produção Madeireira do Idam , o curso proporcionou aos participantes colocar em prática o aprendizado, contribuindo para melhoria na qualidade da atividade desenvolvida no CTF (Cadastro Técnico Federal) e melhor desenvolvimento das etapas no sistema DOF (Documento de Origem Florestal) de conversão de produto, destinação final, oferecer, comprar e vender produto e subprodutos florestais do município de Manacapuru e circunvizinhos. “Esse aprendizado, futuramente, vai garantir, rentabilidade e sustentabilidade para esta região”, finalizou ela.