Idam Codajás apresenta as principais políticas públicas direcionadas ao setor da piscicultura

Piscicultores serão beneficiados com a doação direta de 2 mil sacas de ração para peixes

Em Codajás, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a prefeitura do município, realizou a primeira reunião de integração com 25 piscicultores. O encontro teve como objetivo a divulgação das políticas públicas direcionadas ao setor e o lançamento do edital de credenciamento para a doação direta de 2 mil sacas de ração para peixes, a ser realizada este mês pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). A reunião aconteceu nesta terça-feira (07/01).

De acordo com a gerente do Idam em Codajás, Valderline de Souza, o edital para a doação de ração deve contemplar piscicultores familiares do Amazonas, com no máximo 45 sacas de ração por piscicultor. A avaliação da documentação e seleção dos credenciados será realizada pela Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror) e as doações serão feitas até o final de janeiro.

Segundo Valderline, a piscicultura no município possui um grande potencial produtivo e o interesse em inovação tecnológica pelos piscicultores tem sido outro destaque. “Além do credenciamento para a doação de ração, os piscicultores realizaram também credenciamento para a compra de 68 unidades de aeradores, onde o Governo do Amazonas vai subsidiar 80% dos custos. Isso mostra o interesse dos nossos piscicultores na busca por conhecimento e tecnologia aplicada ao campo”, disse a gerente.

A doação onerosa de aeradores para a piscicultura é feita pelo Governo do Estado, por meio de edital da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), onde os produtos são disponibilizados aos piscicultores credenciados a preços subsidiados em até 80%.

Ainda segundo a gerente, o município possui 52 piscicultores que realizam suas atividades em uma área alagada de 18 hectares de lâmina d’água, distribuídos em 82 viveiros escavados. Em Codajás predomina a criação de Tambaqui e Matrinxã, com produção anual de 140 toneladas.