Idam completa 15 anos e a meta é continuar melhorando a vida do homem do campo

Tendo como foco principal o desenvolvimento rural sustentável o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam, completa neste dia 18, sexta-feira, 15 anos de existência. Responsável pelo levantamento das demandas e reais necessidades dos agricultores rurais no que diz respeito a insumos básicos, destacadamente sementes de grãos, hortaliças e fibras, alevinos e matrizes de aves caipiras, o Idam também tem a função de assessorar a Secretaria de Produção Rural do Estado – Sepror na elaboração dos projetos básicos necessários para compor os processos licitatórios de aquisição, bem como na logística de recebimento e distribuição de insumos e matrizes, objeto do programa de fomento do Governo do Estado. Além da assistência técnica e extensão rural e florestal, o Idam acompanha os plantios oriundos das sementes distribuídas, avaliando e fazendo estimativas da safra, em função das áreas plantadas, germinação, problemas com as enchentes. Como executor das políticas do Governo para o Setor Agropecuário, o Instituto participa da distribuição de máquinas e implementos agrícolas para as comunidades rurais do interior, como equipamentos para casa de farinha, ferramentas agrícolas, motores de rabeta, além de outros itens que ajudam no processo de beneficiamento, transporte e comercialização, especialmente dos produtos da agricultura familiar. Por tratar-se de um órgão público, o Idam presta serviços gratuitamente e não possui concorrência direta. Hoje ele é dirigido pelo técnico em agropecuária, Edimar Vizolli, que nesta entrevista fala um pouco sobre as ações desenvolvidas, todas voltadas para o setor primário. O Idam completa 15 anos de atividades, o que o agricultor familiar tem a comemorar? Hoje os agricultores familiares têm mais acesso as políticas públicas e conhecimentos tecnológicos, por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal (ATER/ATEF) nos 62 municípios do Estado do Amazonas. Para a prestação desses serviços o Idam conta, além do escritório central, localizado na capital, com 66 Unidades Locais nos municípios, sendo que Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré e Lábrea possuem duas Unidades, devido muitas comunidades estarem localizadas bem distantes da sede dos municípios. Pelos serviços de ATER/ATEF são atendidos agricultores familiares criadores. extrativistas, indígenas, ribeirinhos, pescadores, piscicultores, assentados da reforma agrária, jovens e mulheres rurais. São também beneficiários dos serviços, as organizações comunitárias, associações e cooperativas. Aproximadamente 99% desses beneficiários são agricultores familiares e os demais produtores rurais de médio e grande porte. Em 2010 foram assistidos 89.637 produtores rurais/agricultores familiares. Qual a maior preocupação do Idam, algum ponto a ser superado? A maior preocupação do Idam é manter sua força de trabalho motivada, capacitada, assistida e buscar integrar as famílias dos agricultores em uma melhor qualidade de vida. Nosso maior desafio é encontrar metodologias capazes de encurtar a velocidade de informações para os extensionistas que atuam nos lugares mais distantes da capital. Quais as atividades que mais avançaram no setor rural? Açaí, castanha, citricultura, piscicultura, culturas de ciclo curto nas áreas de várzea, são as atividades que mais avançaram, mas a maior preocupação da extensão é melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar buscando sempre a sustentabilidade da propriedade e da família, observando não só o aspecto da produção, como também da saúde, educação, cultura e infraestrutura de apoio a estas políticas. Quais as metas a partir desses 15 anos? As metas é fortalecer o associativismo, as políticas públicas voltadas ao setor primário, incentivar os agricultores a produzir produtos de qualidade alimentar e nutricional para que a sociedade possa ter acesso a um produto mais barato e de boa qualidade. Para isso, estamos incentivando as feiras livres nos municípios e na capital com apoio da Sepror e Agência de Desenvolvimento Sustentável – ADS. O que o Idam tá fazendo para tornar o setor rural do Amazonas auto-sustentável? Para tornar o amazonas auto-sustentável estamos buscando parcerias com todas as Prefeituras e entidades federais e estaduais, para que possamos aumentar, ainda mais, a força de trabalho do Idam no interior.