Idam de Itacoatiara orienta indústrias mobiliárias locais

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em Itacoatiara, município distante 270 quilômetros de Manaus, participou na última quinta-feira, (03/04), da segunda etapa da reunião voltada ao licenciamento ambiental das Indústrias do ramo mobiliário da região.

Representantes dos moveleiros de Itacoatiara, Prefeitura Municipal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Corpo de Bombeiros acompanharam a atividade.

A ação, iniciada no mês de abril, visa à regulamentação e correto desenvolvimento das atividades moveleiras em Itacoatiara, promovendo aptidão à abertura de licitações, evitando ainda repreensões, ocasionadas pela falta de conhecimento e até mesmo licenciamento.
A atividade foi realizada nas dependências do 2º batalhão de polícia militar do município e contou com a presença de moveleiros de Itacoatiara, Prefeitura Municipal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Corpo de Bombeiros, além de equipe técnica do Idam local.
João Nestor Hage, gerente do Idam em Itacoatiara, destaca que a série de ações realizadas pelo Idam voltadas ao ramo mobiliário é fundamental para o embasamento da atividade no município, “A classe precisa se reunir para que o ramo se fortaleça, para o desenvolvimento da atividade no município, onde o licenciamento é fundamental nesse processo. Buscamos assim torná-los capazes às licitações e outras concorrências, além de impedir, pela falta de regulamentação, penalidades”, disse o gerente.

Licenciamento Ambiental
O licenciamento ambiental é um importante instrumento de gestão da Política Nacional de Meio Ambiente. Por meio dele, a administração pública busca exercer o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais. Desta forma tem, por princípio, a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas em suas variabilidades físicas, bióticas, socioculturais e econômicas. Deve ainda estar apoiado por outros instrumentos de planejamento de políticas ambientais, como a avaliação ambiental estratégica e a avaliação ambiental integrada.