Idam de Apuí realiza cursos para fortalecer a bacia leiteira do município

Visando a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, a Unidade Local (Unloc) do Idam de Apuí vem realizando cursos voltados para a especialização daprodução de leite e manejo e criação de bovinos. Esta ação compreende um desdobramento do Programa de Melhoramento Genético, que tem por objetivo fortalecer a bacia leiteira do município.
O curso Bovinocultura de Leite, ocorrido no período de 29 de setembro a 01 de outubro é mais uma atividade promovida pelo Idam de Apuí para o fortalecimento da produção de leite e criação e manejo de bovinos. Ministrado pelo médico veterinário e especialista em produção e reprodução de bovinos,Alberto Holanda, o curso contou com a participação de 45 agricultores familiares do Projeto de Assentamento Rio Juma, que já trabalham na atividade e possuem o crédito rural da Afeam para a aquisição de animais com aptidão leiteira . Durante o evento foram abordadas as seguintes temáticas: manejo e formação de pastagens; manejo sanitário; nutrição e alimentação; melhoramento genético no qualforam inseminados 54 animais; manejo de ordenha; e gestão da atividade leiteira.
O assunto Inseminação Artificial em Bovinos também foi tema de um curso realizado pelo Idam/Apuí em julho desse ano. Segundo informações da Unloc, a proposta desses cursos está na profissionalização dos agricultores familiares, visando, que esses tenham um melhor desempenho em suas propriedades e na sua área de atuação. Ainda segundo a Unloc, novos cursos estão sendo programados com o intuito de atender as demandas dos agricultores familiares dosProjetos de Assentamento do Rio Juma e Acari.