Idam de Apuí valoriza a cadeia produtiva do café local

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Apuí, município distante 445 quilômetros de Manaus, representada pelo gerente, Adalberto Vicente, realizou na última quarta-feira, (23/05), visita técnica a produtores rurais ligados à Associação de Produtores Familiares Ouro Verde – Apfov, localizada na vicinal Raulino.

Produtor rural da Associação de Produtores Familiares Ouro Verde – Apfov durante processo de colheita.

A atividade, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, através do seu chefe local, Raimundo Martins e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia –Idesam-, através do técnico de campo, Geovane Machado, teve como objetivo o acompanhamento do processo de colheita do café produzido pelos associados.
A associação, atualmente, corresponde a 40% da produção de café do município de Apuí, sendo responsável pelo produto da marca “Café Apuí Agroflorestal”, que, além de comercializado na capital do estado, tramita junto à Companhia Nacional de Abastecimento – Conab para integrar o Programa de Aquisição de Alimentos PAA.

Além do gerente do Idam em Apuí, Adalberto Vicente, participaram da atividade, Raimundo Martins, chefe local do Incra, e o técnico de campo do Idesam, Geovane Machado.

O gerente do Idam, Adalberto Vicente, relata que o município de Apuí, em períodos passados, produziu cerca de, 12 mil sacas de café por ano, mas que tal produção, em decorrência de oscilações no preço da saca de café a nível nacional, sofreu redução produtiva drástica, chegando, na safra passada, à marca de 2.500 sacas. Apesar das cotações negativas antecedentes, Adalberto estima que, a partir do acompanhamento e assistência conjunta do Idam, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Idesam, a produção desse ano poderá superar a dos anos anteriores e pontua, “Observa-se que muitos produtores estão motivados em aumentar suas áreas de produção; boa parte dessa motivação se dá devido aos resultados positivos das Unidades Demonstrativas (U.D) de Café, da variedade BRS Ouro Preto, implantada pela Embrapa /RO e o Idesam em 2014”.

Projeto produtivo da Associação Ouro Verde tramita junto à Conab para integrar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Adalberto destaca ainda, o papel fundamental das associações no restabelecimento e avanço da cultura cafeeira em Apuí, “acredito que o fortalecimento das associações de produtores de café, principalmente a Associação Ouro Verde, poderá fortalecer e consolidar a cadeia produtiva do Café no município de Apuí”, completa o gerente.