Idam de Fonte Boa reúne com produtores rurais e orienta sobre crédito rural

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Fonte Boa, município distante 602 quilômetros de Manaus, iniciou na manhã da última sexta-feira, (06/04), ação com agricultores familiares das comunidades Costa da Ilha, Monte Cristo, Porto Alves e Porto São Francisco, localizadas na estrada do Tupé, estrada do Mamupina e estrada do Taracuá.

Agricultores familiares preenchem documentação necessária para acesso aos benefícios.

A atividade, realizada no escritório local do Idam no município, se estendeu até (13/04) e contou com elaboração de projetos voltados à linha de crédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), que auxiliará os beneficiários em relação a investimentos agrícolas; pesca artesanal; manutenção e recuperação de pastagem.
A ação contou ainda com assinatura e entrega de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) aos proponentes de crédito rural, além de palestra, objetivando esclarecer dúvidas dos produtores relacionadas à documentação.

Agricultores participantes com suas documentações

O agricultor familiar Rômulo Maciel, destaca a dificuldade que enfrenta diariamente na estrada do Mamupina, distante mais de 4 quilômetros de sua residência, para escoar sua própria produção agrícola, e a importância dos benefícios provenientes do financiamento “com o financiamento de um triciclo a situação vai melhorar muito porque não terei que pagar frete ou mesmo carregar nas costas, chegou a hora de mudança para melhorar nossa vida no campo”, finalizou entusiasmado.

Segundo o gerente local do Idam em Fonte Boa, Weberty Marinho, a ação busca ampla abrangência na região, “nossa meta é atender aos agricultores familiares de diversas áreas e comunidades rurais de várzea e terra firme”. O gerente destacou ainda, a importância de manter os créditos em dia, evitando assim a inadimplência com as linhas de crédito e desejou sucesso a todos os contemplados.

Assinatura de documentos no Escritório do Idam, em Fonte Boa.