Idam de Japurá orienta produtores e entidades sobre Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Japurá, município distante 780 quilômetros da capital amazonense, realizou na última terça-feira, (10/04), reunião com a Secretaria Municipal de Ação Social, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Secretaria Municipal de Pesca e Associação dos Produtores Rurais de Japurá.
Realizada na sede local do Idam no município, a reunião teve o intuito de abordar o credenciamento de entidades e produtores na chamada pública 001/2018 – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Reunião com produtores

Segundo o gerente local do Idam em Japurá, Jean Silva, o programa garante aos beneficiados a segurança necessária para o progresso de suas atividades e pontua, “é mais uma oportunidade garantida que o produtor tem para realizar a comercializar seus produtos”. Para as entidades também é a garantia de que terão estoque de alimentos para garantir o desenvolvimento das atividades com os diversos projetos sociais por elas desenvolvidas: idosos, crianças, jovens e famílias em vulnerabilidade social. O gerente destaca ainda, sua expectativa para a corrente fase do programa no município, “Esperamos atingir o maior número possível de fornecedores, com uma expectativa de 10 toneladas de pirarucu manejado e entorno de 25 toneladas de outros produtos”.

O PAA

O programa é fomentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e operacionalizado no Estado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). A operacionalização do programa envolve a ação integrada de todo o Sistema Sepror, sendo o Idam o grande apoiador na seleção e prospecção dos produtores e produtos a serem fornecidos e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), que garante a qualidade do produto a ser distribuído. O excedente desta produção pode ser encaminhado aos outros programas, que são de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), o Balcão de Agronegócios e as Feiras de Produtos Regionais. As prefeituras têm um papel importante e indispensável, através de suas secretarias de Produção, bem como de Assistência Social.

Por: Asscom/Idam