Idam de Manicoré capacita produtores em agricultura orgânica

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam) em Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus, participa de capacitação em Mercados Sustentáveis e Consumo Verde. O evento, realizado no Centro de Referência em Assistência Social de Manicoré, iniciou na última terça-feira (26/06) e finalizará na próxima sexta-feira (29/06).

    Gerente do Idam em Manicoré, Mariza Lisley, durante apresentação de representantes da Coopema.

O objetivo da capacitação, desenvolvida pela agência alemã de cooperação internacional, Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), é proporcionar aos presentes, os conhecimentos necessários para facilitar a comercialização de produtos agroecológicos, além de aperfeiçoá-los quanto à gestão, tornando as cooperativas e associações, aptas a acessar mercados internacionais e principalmente mercados privados.

A atividade conta com participação do Idam através do técnico Rigoney Nascimento e da gerente da unidade local em Manicoré, Mariza Lisley. A Cooperativa Verde de Manicoré (Covema), Cooperativa dos Produtores Agropecuários e Extrativistas dos Recursos Naturais de Manicoré (Coopema) e cinco agricultores familiares independentes com foco produtivo voltado à cultura da banana na região da Ilha das Onças, também participam do evento.

    A atividade conta com participação do Idam através do técnico Rigoney Nascimento e da gerente da unidade local em Manicoré, Mariza Lisley. Covema, Coopema e cinco agricultores independentes também participam do evento.

A gerente Mariza Lisley, considera de fundamental importância a participação do Idam em atividades de capacitação como essa e pontua, “a participação dos técnicos é fundamental pois, por meio deles, prestamos assistência às cooperativas e associações participantes, principalmente com a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), tanto de pessoa física quanto jurídica, declaração essa, necessária para o acesso às políticas públicas para agricultura familiar”.