Idam e SDS divulgam Projeto de Reflorestamento em Apui

Desde a última terça, 24, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) divulgam em Apuí, o “Projeto de Reflorestamento em Áreas de Intensa Pressão do Desmatamento no Sul do Estado do Amazonas”, implementado com recursos oriundos do Fundo Amazônia Sustentável, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Projeto tem como meta atender 250 agricultores familiares com plantio de 800.000 mudas frutíferas e florestais através de SAFs – Sistemas Agroflorestais, por meio de capacitações relativas à recuperação de áreas degradadas, sistemas agroflorestais, manejo agroecológico de solos, pastejo rotacionado, integração lavoura-pecuária-floresta.

De acordo com Edimar Vizolli, presidente do Idam, este Projeto reforçaainda maiso compromisso assumido peloGoverno do Estado e da Secretaria de Produção Rural (Sepror) em buscar parceria para reflorestar áreas desmatadas. "Com o plantio de 80.000mudas de espécies variadas como essências florestais, culturas industriais, frutíferas, dentre outras,estaremos proporcionando alternativas não só para o reflorestamento e sim para a diversificação da floresta amazônica", ressaltou Vizolli.
A primeira reunião realizada na Câmara Municipal de Apuí, contou com a participação de autoridades locais, técnicos das instituições envolvidas e agricultores familiares. Nos dias 25, 26 as reuniões foram realizadas nas comunidades de Vila do Sucunduri, São Lucas, Alta União, São Clemente e Rio do Couro, todas localizadas no Projeto de Assentamento JUMA e reuniu cerca de 250 agricultores interessados em aderir ao Projeto.
Além de Apuí, participam ainda deste Projeto, os municípios de Boca do Acre, Lábrea e Novo Aripuanã.