Idam e Sepror acompanham entrega de 300 quilos de óleo de Buriti, por assistidos em Eirunepé

Na tarde de terça-feira (12/06), representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Luiz Rocha e Wiilis Meriguete, da Secretaria de Produção Rural (Sepror), acompanharam produtores da Associação de Trabalhadores Agroextrativistas de Eirunepé (Atae), que realizaram a entrega de 300 quilos de óleo de Buriti, produzido no município de Eirunepé, distante 1240 quilômetros de Manaus.

Engenheiro florestal do Idam-central, Luiz Rocha, Wiilis Meriguete, da Sepror e representantes da Associação de Trabalhadores Agroextrativistas de Eirunepé (Atae).

A associação é assistida pela unidade local do Idam, desde o inicio da produção, até a extração do óleo, que comercializou esta primeira remessa do óleo de Buriti, a R$ 50,00 o quilo, em Manaus. Outros óleos, já são comercializados pelos agroextrativistas.

Segundo o engenheiro florestal do Idam-central, Luiz Rocha, a palmeira se desenvolve muito bem em terrenos temporariamente ou permanentemente inundados, portanto, em áreas onde o solo retém bastante umidade. É uma espécie muito encontrada no Estado do Amazonas. E explicou ainda, que, o projeto começou em Presidente Figueiredo na comunidade do Abonari e expandiu-se até Eirunepé com a primeira venda dos 300 quilos de óleo.

300 quilos de óleo de Buriti entregues.

“A importância do Buriti transcende a sua utilidade econômica, tornando-se uma das palmeiras mais estimadas pelas populações tradicionais. Ela é uma das espécies muito utilizada. Dela se extrai o óleo, a polpa e se fabrica artesanato. A extração de óleos no Estado do Amazonas tem apresentado, a cada dia, grande importância social, econômica e ambiental, que atua com famílias extrativistas que conservam parte importante da biodiversidade da floresta e ao mesmo tempo gera renda para essas comunidades do interior do Estado do Amazonas, a qual tem um potencial enorme ainda para ser explorado”. Pontuou o engenheiro.

300 quilos de óleo de Buriti, produzido no município de Eirunepé.