Idam e Sepror palestram em evento sobre a cadeia de valor do açaí

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) participaram do “Workshop pesquisa, desenvolvimento e inovação da cadeia de valor do açaí no Amazonas”. O evento aconteceu durante todo o dia no Centro de Ciências do Ambiente (CCA), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O diretor de assistência técnica e extensão rural do Idam (Diter/Idam), José Milton, participou do evento e ressaltou que este tipo de evento é importante para debater os impactos nas populações tradicionais e junto aos empreendedores, advindos da expansão dos mercados e demandas com relação ao açaí.

Segundo o diretor, foram apresentadas pesquisas dos aspectos sociais e econômicos da lavoura, com ênfase no Amazonas, e quais os desafios que se apresentam para os órgãos de pesquisa, fomento e desenvolvimento, de modo a fortalecer a participação destes atores nos benefícios que esse aumento pela procura do produto açaí possa gerar.

Nadiele Pacheco e Luiz Herval apresentaram dados referentes a cadeia produtiva do açaí

A chefe de departamento de assistência técnica e extensão florestal do Idam, Nadiele Pacheco, e o assessor da Sepror, Luiz Herval, participaram do evento apresentando uma palestra sobre as demandas tecnológicas e atuação da extensão rural na cadeia produtiva do açaí.

Além do Idam e da Sepror, participaram do evento representantes da Ufam, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  (Embrapa), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), produtores, diretores de comunidades e pós-graduandos.