Idam em Tabatinga recebe 8.400 doses de vacina contra febre aftosa, que serão distribuídas para municípios da região.

Na manhã da última quarta-feira, (04/04), a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Tabatinga, município distante 1.105 quilômetros de Manaus, recebeu 8.400 doses de Vacinas contra febre Aftosa, provenientes da unidade central do Idam, em Manaus.
As vacinas serão distribuídas aos municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Tonantins e Letícia/Colômbia, (1.800 doses, entregue ao Instituto Colombiano Agropecuário- ICA, Convênio de Fronteira, Ministério da Agricultura), compondo assim, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2018.

Gerente da Unidade Local, Orlando Nascimento, recebendo as vacinas

A atividade faz parte das ações de defesa sanitária animal para manter o Amazonas como área livre de aftosa com vacinação, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Funcionário da Adaf acompanhando a entrega das vacinas

Segundo o gerente local do Idam em Tabatinga, Orlando Nascimento, a ação de distribuição das vacinas demonstra a importância do papel do Idam perante os pecuaristas da região e pontua, “é muito importante, demonstra confiança na instituição através do conhecimento, é o fundamental relacionamento com os pecuaristas, que aprovam a assistência feita pelo Idam. Um trabalho que vem sendo realizado há anos”.

Por: Asscom/Idam