IDAM entrega novos tratores em Manicoré

No ultimo sábado, 26, foram entregues 02 tratores de 75 CV marca New Holland, acompanhados de implementos agrícolas para as Comunidade de Santa Ana , Liberdade e Comunidade Oliveira, localizadas na Ilha de Onças, zona rural de Manicoré. Estes tratores irão beneficiar um total de 72 famílias produtoras que sofriam para escoar sua produção até o rio madeira. A região da Ilha de Onças é uma das maiores produtoras de melancia, banana, macaxeira, jerimum e outros produtos agrícolas que geram emprego e renda na zona rural de Manicoré. Com a aquisição dos tratores, por meio de recursos financeiros do PRONAF Mais Alimentos, financiados pelo Banco da Amazônia – Agência Humaitá, a problemática do escoamento da produção foi solucionada. Para o presidente do Idam, Edimar Vizolli, a utilização de tratores na agricultura diminue os impactos ambientais, pois o preparo do solo é feito de modo que o agricultor possa cultivar vários ciclos na mesma área, por um maior período de tempo, obtendo assim maior produção por área com sustentabilidade. De acordo com o engenheiro agrônomo da Unloc/Manicoré, Pedro Chaves da Silva, através da mecanização agrícola e de tecnologias adaptadas às condições amazônicas, a produtividade com os cultivos de banana, melancia e mandioca tende a aumentar nesta região do município, e toda a produção obtida poderá ser escoada facilmente através dos tratores adquiridos que possuem força e potência suficiente para trabalho no campo. A meta do Idam em Manicoré, até o fim do ano de 2011, é entregar um total de 20 tratores agrícolas com implementos, para as comunidades de Cachoeirinha, Jenipapo I, Nazaré, Conceição e São Pedro do Uruá, região do Capananzinho, região da Ilha de Onças, região do rio Manicoré, região do Matupiri Grande e Comunidade de Igarapezinho, todos financiados pelo PRONAF Mais Alimentos em parceria do Banco da Amazônia e do Banco do Brasil. Estiveram presente na solenidade de entrega, o presidente do Idam, Edimar Vizolli, o deputado estadual, Marco Antônio Chico Preto, o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio do Rosário, o presidente da Câmara, Mario Ruy Júnior e demais vereadores, o gerente de Produção Vegetal do Idam, Pedro Jorge Benício, o gerente da Unloc/Manicoré, Cleudo Brasil de Oliveira, o engenheiro agrônomo da Unloc/Manicoré, Pedro Chaves da Silva, o técnico agrícola/florestal, Marilson Rodrigo da Silva, o técnico agrícola, Rigoney da Silva Nascimento e os administrativos da Unloc/Manicoré, Acrisio Gilberto, Roderico Limeira e Tamme Lima Barros, o representante da ADS, Tanis Guimarães Castro, o gerente do Banco da Amazônia/Ag.Humaitá, Adesio Araujo,e demais representantes de associações de agricultores familiares do município de Manicoré.