Idam faz retificação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) até sexta-feira em Manicoré

O governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realiza até a próxima sexta-feira (24/03), uma ação integrada de retificação de Cadastro Ambiental Rural (CAR), no distrito de Santo Antônio do Matupi, localizada na região sul do município de Manicoré (distante a 332 quilômetros de Manaus).

A ação faz parte do Plano Operativo Anual (POA), do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes – ASL), organizado pela Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), e tem como objetivo apoiar a regularização ambiental no sul do estado do Amazonas.

“É importante para todos os projetos de desenvolvimento relacionados com nossa região, que os imóveis estejam devidamente regularizados no Cadastro Ambiental Rural, para que as iniciativas alcancem todas as famílias, a maioria da Agricultura Familiar, mas com outras possibilidades como o manejo, por exemplo”, explicou Luiz Rocha, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam.

Realizada na Unidade Local (UnLOC) do Idam, a ação acontece em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura Municipal de Manicoré, com a participação da Cooperação Alemã para Desenvolvimento Sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeith (G.I.Z.), e o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL).

Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais e que faz parte dos dados utilizados pelo Governo Federal para o planejamento ambiental, econômico e demais ações públicas de desenvolvimento e combate ao desmatamento.

Tecnicamente, quem tem o CAR atualizado, consegue ser “visto” pelos órgãos federais e usufruir das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, além da importante contribuição de monitoramento de derrubadas e queimadas.

TEXTO: Antônio Barros Jr/Idam

FOTO: Divulgação/Idam