Idam incentiva plantio de feijão em Canutama

Mais de 70 famílias rurais já foram beneficiadas até o momento e a ação continua nesta quarta-feira (19/06)

O cultivo do feijão, atividade desenvolvida em praticamente todos os municípios do Amazonas, vem sendo incentivada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) com a entrega de sementes do feijão caupi. Em Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), mais de 70 famílias rurais já receberam as sementes. A ação continua nesta quarta-feira (19/06) e vai atender às comunidades Repouso, Glória do Ronca e Belo Monte.

De acordo com o gerente do Idam/Canutama, Raimundo Cordeiro, os 500 quilos de sementes do feijão caupi foram adquiridos pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entidade licitante das sementes de grãos. “A estimativa é que possamos beneficiar cerca de 150 famílias das comunidades rurais e áreas próximas a cidade”, disse Raimundo, ao destacar que a produção esperada dessas sementes é de 16 toneladas.

Até o momento já foram entregues 140 quilos de sementes às comunidades Boca do Gavião, Sacado, Vista Alegre, Santa Cora, Nova Vista, Santa Maria, Seringueiro, Prainha de Canutama, Jadibaru, Glória de Baixo e Praia do Boi.

Cultura – O feijão, além de ser uma fonte de alimentação, também é uma atividade alternativa econômica para aqueles agricultores que já desenvolvem outras atividades e querem complementar a renda. Como sistema de cultivo, o plantio pode ser realizado de forma consorciada com outras culturas, como a mandioca, banana e o milho. Atualmente, o município de Canutama produz 55 toneladas de feijão por ano, conforme relatório do Idam/2018.

Assistência Técnica – O Idam acompanha os agricultores com orientações técnicas realizando visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desenvolvendo metodologias que visam o aperfeiçoamento das práticas de campo, entre outras atividades. Na cultura do feijão, os técnicos repassam aos agricultores informações sobre o melhor período para plantio, manejo da cultura e comercialização.