Idam inicia 1ª etapa da campanha ‘Amazonas sem febre aftosa’ em oito municípios

Meta é imunizar 7 mil cabeças de gado atendendo cerca de 182 produtores

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), iniciou, na terça-feira (02/05), a 1ª etapa da campanha ‘Amazonas sem febre aftosa’ em oito municípios do estado. A estimativa é vacinar 7 mil cabeças de gado e atender 182 produtores dos municípios envolvidos.

Os municípios que serão atendidos nesta etapa serão: Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo e Tapauá (sede, o sul do município já está livre de febre aftosa sem vacinação).

O veterinário da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan) do Idam, David Lago, explicou com mais detalhes sobre a aplicação da vacina. “A vacina é para todo o rebanho, de mamando a caducando, com a dose de 2 ml por animal, que é aplicada na tábua do pescoço”.

Até o momento, foram distribuídas 224.880 doses de vacinas. Em estoque, atualmente restam ainda 158.490 mil doses. David Lago explicou também que para aqueles produtores que desejam adquirir os imunizantes, é preciso procurar a unidade local (UnLOC) do Idam, em seu município.

“O produtor que quer vacinar o rebanho precisa procurar a unidade local do Idam em seu município para fazer a compra das vacinas. O produtor compra no Idam, fica responsável pela vacinação do rebanho, e após a vacinação, esse mesmo produtor vai até a Adaf e realiza a notificação da vacinação”, explicou.

A campanha ‘Amazonas livre da febre aftosa’ é resultado de uma cooperação entre os órgãos do sistema Sepror. A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realiza aquisição das vacinas, o Idam faz a distribuição e repassa subsidiada ao produtor, e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) tem o papel de fiscalizar a aplicação das vacinas.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos. Caracteriza-se por febre e lesões na boca, narinas, focinho, patas ou tetas. Os sinais clínicos típicos incluem depressão, perda de apetite, salivação excessiva, corrimento nasal, diminuição da produção de leite, claudicação (manqueira) e dificuldade de locomoção.

FOTO: Kevyn Sousa/Idam

TEXTO: Antônio Barros Jr/Idam