Idam inicia implantação de Unidade de Observação (UO) da Macaxeira em Manaquiri

Será aplicado o trio da produtividade: seleção da maniva, espaçamento padrão de 1m x 1m e controle de plantas daninhas nos primeiros 150 dias.

O cultivo do tubérculo na área foi iniciado nesta quarta-feira (27/03), com previsão de colheita para o mês de novembro

Nesta quarta-feira (27/03), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início à implantação de uma Unidade de Observação (UO) de Macaxeira em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). Realizada por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manaquiri, a iniciativa tem como objetivo analisar a adaptação de variedades com uso de novas tecnologias agrícolas voltadas à cultura do tubérculo.

Na implantação, serão utilizadas até 150 mudas por variedade de macaxeira, sendo elas: Amarela, Racha Terra, Amarelo Manteiga, Branca de Rondônia, Cacau, Amarelo de Rondônia, Pão, Talo Roxo e Rondônia. A UO será implementada na propriedade do agricultor familiar José Queiroz, localizada no Km 33 da AM 354, onde, há 20 anos, são trabalhados, também, os cultivos de mandioca, hortaliças e cupuaçu.

O engenheiro agrônomo do Idam e responsável técnico da UO, Selmo Andrade da Costa, informou que já houve preparação das manivas. Ele ressaltou que o Idam disponibilizará as manivas, adubos de base e todo acompanhamento técnico a ser realizado na propriedade, onde, também, já foi feita a calagem da área selecionada.

“As manivas serão selecionadas e cortadas com corte reto. Será aplicado o trio da produtividade: seleção da maniva, espaçamento padrão de 1m x 1m e controle de plantas daninhas nos primeiros 150 dias. Também será feita a inoculação da bactéria Azospirillum Brasiliense, fixadora de nitrogênio e indutora de crescimento de plantas. O cultivo será feito nesta quarta-feira e a colheita está prevista para o mês de novembro”, projetou o engenheiro agrônomo.

FOTO: Divulgação/ Idam