Idam leva capacitação a produtores rurais de Anamã e técnicos da UnLoc de Careiro da Várzea

Entre os assuntos abordados junto aos produtores estiveram a mecanização agrícola, enquanto os técnicos tiveram treinamento sobre CAR

Nesta semana, entre os dias 20 e 23 de março, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) capacitou 41 produtores rurais em Anamã (distante 25 quilômetros de Manaus) e oito técnicos atuantes na Unidade Local (UnLoc) de Careiro da Várzea (a 165 quilômetros da capital). As capacitações ocorrem por meio de cursos e palestras, que tiveram como objetivo promover o conhecimento entre o público presente e impulsionar o setor primário nos dois municípios.

Promovidas pela Gerência de Capacitação e Metodologia de Ater do Idam (Gecam), as capacitações em Anamã ocorreram nas comunidades do Cuia e Jardim do Éden nas últimas terça-feira (20/02) e quarta-feira (21/02), respectivamente. Na terça-feira, a capacitação foi direcionada, exclusivamente, a 17 produtoras rurais da comunidade do Cuia, que participaram das palestras ‘Valorização da mulher no Campo’ e ‘Motivacional: eu quero, eu posso e eu consigo”.

Já no dia seguinte, na comunidade Jardim do Éden, o destaque foi a mecanização agrícola, cuja temática foi abordada junto a 24 produtores e produtoras rurais locais, que também participaram de palestras motivacionais.

“Nosso objetivo é proporcionar conhecimento aos produtores rurais, além de promover o empoderamento, motivação, autoconhecimento e o espírito de cooperação entre os participantes das capacitações, afinal são eles e elas os maiores responsáveis pelo setor primário amazonense”, destacou a técnica da Gecam, Elizabeth Castro.

Capacitação aos técnicos

Em Careiro da Várzea, o foco da capacitação foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Geoprocessamento, direcionada a oito técnicos da UnLoc do Idam do município. Iniciada na última terça-feira (20/02) e encerrada nesta sexta-feira (23/02), a ação teve o apoio da Cooperação Alemã para Desenvolvimento Sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (G.I.Z.).

A iniciativa teve como objetivo esclarecer aos participantes os procedimentos necessários para realização de inscrição e retificação do Cadastro Ambiental Rurar (CAR), além de habilitar os técnicos no atendimento das demandas apresentadas por pequenos produtores rurais com área de até quatro módulos fiscais, segundo o gerente da UnLoc, Diogo Campos.

“O treinamento buscou tornar ainda mais eficientes os atendimentos que fazemos para os pequenos produtores rurais, principalmente, com uma área de até quatro módulos fiscais, ajudando nosso público atendido e assistido a garantir sua regularização e, assim, garantir o acesso do trabalhador às políticas públicas de desenvolvimento da agricultura familiar”, concluiu Diogo.

Fotos: Divulgação/Idam