Idam leva capacitação na mandioca para produtores na VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins

Mais de 40 participantes, entre produtores e acadêmicos, participaram do minicurso de Tecnologias de Cultivo na Produção Sustentável de Mandioca

Técnicas e procedimentos para o cultivo da mandioca foram repassados aos agricultores, nesta sexta-feira (11/08), durante o minicurso de Tecnologias de Cultivo na Produção Sustentável de Mandioca, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), durante a VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins, que se encerra no domingo (13/08), na zona centro-sul da capital amazonense. Os estandes dos expositores da feira estão abertos para visitação das 16h às 22h.

Temas como: importância da cultura, preparo de área, espaçamentos, análise de solo, cultivares, nutrição, controle de plantas daninhas e tratos culturais e material de boa genética reconhecido pela Embrapa, além da colheita, foram discutidos na sala entre o engenheiro agrônomo e gerente de capacitação do Idam, Pedro Chaves, a estagiária de agronomia Jackeline Santos Menezes da Gerência de Capacitação (GECAM) do Idam e os participantes.

“Hoje nós capacitamos diversos grupos de produtores rurais interessados em aderir à cultura da mandioca, onde falamos sobre técnicas utilizadas em cultivos que estão dando certo, tratos culturais e material de boa genética reconhecido pela Embrapa. Acredito que conseguimos palestrar e repassar muito conhecimento durante o dia de hoje”, destacou Chaves.

Também presente na capacitação, o subsecretário da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Sinval Nogueira, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Idam na capacitação do produtor.

“Muitas vezes o produtor planta sem orientação alguma. E quando entra a instrução do Idam, o desenvolvimento do produtor com técnicas apropriadas para cada cultivo faz a diferença. O Idam está de parabéns, principalmente o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, que sempre tem atenção e carinho especial em tratar todo mundo. Parabéns a todos por esse curso”, disse o subsecretário.

O produtor de cheiro verde, mandioca e cebolinha Osvaldo Sarmento, 67, participou de todo o minicurso e garantiu que as técnicas são boas. Sarmento explica que por ser um pequeno produtor, não tinha acesso às técnicas para melhoria em seu cultivo de mandioca.

“Muitas vezes a gente não tem acesso a essas capacitações, principalmente por ser um pequeno produtor e o custo elevado. E agora, com essas técnicas que aprendi hoje, tenho certeza que terei ainda mais sucesso no meu cultivo”.

Produtora de hortaliças do ramal do Brasileiro, Lúcia Guimarães explicou a importância de buscar conhecimento teórico para ter êxito na prática e não prejuízos em seu cultivo.

“O curso foi muito bom. As vezes a gente tem prejuízo porque quer plantar, mas não sabe como fazer isso. Mas quando o agricultor vai atrás do conhecimento, ele tem êxito na sua plantação e lucro. Saiu daqui muito feliz, realizada e com a certeza de que posso plantar mandioca na minha terra”, concluiu.

FOTOS e TEXTO: Antônio Barros Jr / Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com/ Ártemis Cunha 92 98406-5021)/ Antônio Barros Jr 92 98145-1183/Nailson Castro 92 99113-2311/Rita Ferreira 92 98208-9685.