Idam leva capacitação sobre associativismo a produtores rurais de Tonantins

Na atividade, os participantes tiveram acesso a informações sobre gestão de organização, direitos e deveres dos sócios, entre outros assuntos

Mais de 30 produtores rurais de Tonantins (distante 865 quilômetros de Manaus) participaram de capacitação voltada ao associativismo e cooperativismo, iniciativa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Tonantins, na última semana.

Segundo o técnico da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp) do Idam Domingos Oliveira, a ação incluiu palestras sobre: associativismo, atas e estatutos para as organizações; gestão e auto gestão de organizações, com conceitos e definições importantes que elucidaram acerca do papel, direitos e deveres do sócio, bem como o papel administrativo de cada cargo da diretoria; e uma palestra sobre o Fundo de Promoção Social (FPS), relativa à documentação necessária para a participação.

“Os assuntos abordados foram de extrema importância aos participantes, uma vez que o associativismo é uma forma de os produtores desenvolverem as atividades de uma forma ainda mais organizada”, disse Oliveira, ao pontuar que, além de produtores rurais, também participaram da capacitação representantes de quatro associações atuantes no município — Associação dos Produtores Rurais de Nossa Senhora do Carmo, Associação dos Produtores e Manejadores de Lagos do Município de Tonantins, Associação dos Produtores Rurais de Tonantins e Associação de Pescadores e Pescadoras de Tonantins.

O gerente da UnLoc do Idam/Tonantis, José Dirley, também reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor primário local.  “Nossos produtores, por meio deste curso, poderão somar forças e enfrentar desafios do dia a dia das famílias rurais, possibilitando condições favoráveis para o crescimento produtivo dos estabelecimentos integrados às associações”, destacou.

Público Beneficiado

Entre os beneficiados pela programação estava o secretário da Associação dos Produtores Rurais de Tonantins, Pedro Ferreira dos Santos Filho, que ressaltou a importância de iniciativas como esta para levar conhecimento prático e teórico até a ponta.

“Este curso foi de suma importância, pois adquirimos os conhecimentos necessários para fazermos uma gestão de qualidade e organizada junto aos nossos sócios e comunidades. Estamos muito gratos pela iniciativa e esperamos que trabalhos como este desenvolvido pelo Idam continuem”, concluiu Pedro.

Fotos: Divulgação/Idam