Idam leva curso de mecanização agrícola no município de Silves

Mecanização poupa os trabalhadores de trabalhos braçais e triplica os bons resultados naquilo que é plantado

Dona de uma das orlas mais bonitas e chamativas para o turismo, com um recém instalado parque de exploração de gás natural e vocacionada para a pesca esportiva, a cidade de Silves (distante 181 quilômetros de Manaus) também investe na agricultura como matriz econômica. O município é o pioneiro na produção de café no estado, por exemplo. Para fortalecer os resultados dos agricultores familiares, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) leva até lá a mecanização agrícola, com diversos aspectos do uso da tecnologia na agricultura familiar.

De acordo com Radson Alves, diretor técnico do Idam, o curso de “Mecanização Agrícola” tem causado impactos positivos onde foi implementado, por isso tem sido priorizado nas agendas institucionais, desta vez em Silves.

“É uma importante parceria que traz desenvolvimento, diminuindo os impactos ambientais, aumentando a produtividade no que já é feito e garantindo novas e boas perspectivas a todos os agricultores”

Hélio Terço, presidente da Associação de Pecuaristas de Silves, comemora a chegada da mecanização às pequenas propriedades, responsáveis pela maior parte da produção de leite, que serão beneficiadas diretamente pela produção do capim para o gado.

“Estamos sempre em busca de melhorias e, dessa vez, recebemos novos conhecimentos e novos métodos de trabalho com a utilização dos tratores. É um novo momento, que nos anima e nos incentiva a continuar”, revelou Hélio.

Democratização

De acordo com o secretário municipal de Produção Rural, Decarte Hilmer, outras iniciativas quanto à mecanização já foram iniciadas, mas de forma geral os pequenos agricultores não receberam.   A intenção da administração municipal, a partir do curso de mecanização agrícola ofertado pelo Governo do Amazonas por meio do Idam, é democratizar a mecanização agrícola, tornando a mesma acessível à agricultura familiar e fortalecendo a produção nas mais diversas culturas como mandioca e horticultura, entre outras.

Para Raimundo Nonato, gerente da unidade local do Idam em Silves, o aprendizado em mecanização agrícola é uma semente que levará riqueza ao município.

“Esse momento é o resultado dos esforços do município com o Governo do Amazonas, por meio do Idam. A mecanização nos traz alegria e, para nossos agricultores, boas perspectivas de ganhos e a melhoria na qualidade de vida. Isso precisa ser enfatizado”, disse Raimundo.

FOTOS: Gabriel Leite/Ascom Silves

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.