Idam Maués emite 180 Cartões do Produtor Primário e 250 DAPs

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas em Maués (Idam/Maués) emitiu 180 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 250 Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/DAP). Além disso, os agricultores rurais receberam 120 quilos de sementes de milho dos cultivares BR 079 e BR 080. As ações aconteceram entre o dia 20 e 24 de fevereiro nas comunidades do Rio Paracuni .

Segundo o engenheiro do Idam/Maués, Sérgio Marçal, as carteiras e as declarações foram emitidas com o apoio da Secretaria de Produção Rural de Maués e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Foram emitidos 180 Cartões do Produtor Primário e 250 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP)

Marçal explica que o Cartão do Produtor Primário tem como benefício o desconto em insumos agropecuários, desconto na aquisição dos mesmos e auxilia na aposentadoria para comprovar que o cidadão é agricultor. “Já a declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), dá ao agricultor 15 benefícios, dentre eles podemos citar: Crédito Rural, Programa de Preços da Agricultura Familiar, Programa de Garantia de Preços Minímos, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Regionalização da Merenda Escolar e Programa Nacional de Alimentação Escolar”, detalhou.

Foram visitadas sete comunidades do Rio Paracuni são elas: Santa Maria do Caiuaé, Fortaleza, Santa Tereza, São João do Cacoal, São Tomé, Osório da Fonseca e Sagrado coração de Jesus. Os produtores rurais destas comunidades também foram beneficiados com sementes de milho.