Idam na 37º Expoagro

Teve início neste domingo, 5, a 37º Expoagro. O evento que está acontecendo no Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins promete muitas atrações para os visitantes, quejá estãoconferindo de perto exposições de animais, restaurantes com comidas típicas , além de stands de empresas e instituições que marcam presença na exposição , mostrando seus produtos e serviços.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas ( Idam) e a Unidade Local de Manaus inovaram em 2010, trazendo aos visitantes da Expoagro a Unidade Produtiva Familiar Demonstrativa (UD), um complexo montado pelo Instituto quedá ao visitante a possiblidade de conhecer de perto algumas das atividades desenvolvidas pelo agricultor e sua família.
Logo ao entrar na Unidade Demonstrativa (UD), o visitantetem a oportunidade de conhecer o processo de ordenha, passo a passo, com demonstrações ao vivo. Além da ordenha, também há a demonstração do sistema de pastejo rotacionado. Para isso, os animaisestão alocadosem uma área verde, onde os visitantespodem conferircomo funciona esse sistema, bem como os benefícios de se adotar o manejo correto das pastagens. O público também está tendo a oportunidade de conhecer as atividades de piscicultura desenvolvidas pelo Idam no interior. Um canal de igarapé foi construído no complexo do Idam. Nele, peixes de várias espéciesestão expostos, demonstrando como é a criação nesse tipo de sistema .Além da piscicultura, há um espaço destinado a demonstração de criatórios de pequenos animais, como patos, galinhas caipiras, peru, dentre outros.
Produtos produzidos pelo produtor/agricultor familiar e sua famíliaestão sendocomercializados durante o evento. O grande destaque desse ano é a produção e venda de biojóias, confeccionadas com restos de madeiras. O visitante que passar pelo stand do Idam poderá ter sua jóia elaborada e confeccionada na hora, podendo conferir de perto cada etapa desse trabalho.
Também estão a venda sucos dos mais diversos sabores, como maracujá, cupuaçu, laranja, além de produtos oriundos do beneficiamento da mandioca, tais como a farinha tapioca e o delicioso beiju, feito a partir da goma da tapioca ou da massa de mandioca assada.
Outras atrações da Unidade Demonstrativa poderão ser conferidas até este domingo, 12, último dia da 37º Expoagro. Não deixe de participar e levar sua família para conhecer mais de perto as atividades desenvolvidas pelo Idam junto ao produtor rural no interior do Estado.