Idam oferece assistência técnica, capacitação e entrega de documentos aos meliponicultores de Silves

Durante ação os trabalhadores também foram contemplados com implementos voltados à atividade

A meliponicultura de Silves (distante 204 quilômetros de Manaus) ganhou reforço. Durante ação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Silves, em parceria com a prefeitura do município, 12 meliponicultores receberam documentos para o exercício da atividade (12 Cartões do Produtor Primário (CPP), 12 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e licenças ambientais para o exercício da atividade).

Na ação, que aconteceu na semana passada, os meliponicultores também foram beneficiados com a doação de caixas utilizadas na atividade, assistência técnica, capacitação e orientações sobre os serviços disponibilizados pelo Idam em relação à meliponicultura.

“O Idam, que atuou na regularização, capacitação e regularização ambiental dos produtores, e a prefeitura, que disponibilizou as caixas otimizadas conforme o modelo estabelecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), estão juntos nessa empreitada cada vez mais forte em Silves, que visa o fortalecimento da meliponicultura e a geração de emprego e renda”, disse o gerente da UnLoc Idam/Silves, Raimundo Nonato.

A iniciativa em conjunto beneficiou meliponicultores das comunidades Nossa Senhora das Graças, São Raimundo, São Pedro, São José, Nossa Senhora de Santana e Nossa Senhora de Aparecida-Am 363, onde estão concentradas 70 colmeias, nas quais são produzidos, em média, 2,5 litros de mel por colmeia.

“A partir da ação, vamos acompanhar o desempenho da atividade e verificar os resultados, entre os meses de setembro e dezembro”, concluiu o gerente.

Fotos: Divulgação/Idam