Idam participa da degustação de colheita de café em Presidente Figueiredo

A colheita foi feita pela Associação Cáritas, ramal da Morena, em trabalho iniciado em 2019, de café plantado com a orientação do Idam

Realizada na última sexta-feira (19/11), a degustação da primeira colheita oficial da plantação de Café, do tipo Robustas Amazônico, na área adjacente da Hidroelétrica de Balbina, município de Presidente Figueiredo, região metropolitana de Manaus, confirma o potencial produtivo e econômico dessa cultura.

A colheita foi feita pela Associação Cáritas, ramal da Morena, em trabalho iniciado em 2019, de café plantado em 2020, com a colaboração do produtor de café Roque Lins (Silves) e orientação da Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Com potencialidade para alta produtividade, mais de 100 sacas por hectare em colheita, do café Robustas Amazônicos (RA), cultivares híbridas, atrai os olhares de agricultores de todo o Amazonas.  O que era uma experiência há 10 anos em Silves (197 quilômetros de Manaus), virou um caso de sucesso e inspirou novos agricultores em diversas outras regiões do estado.

Atualmente o cultivo do café RA já é realidade em diversos municípios como Itacoatiara, Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Iranduba entre outros, com tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisas na Agricultura (Embrapa) e disseminação de conhecimento feita pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

A partir do interesse dos agricultores, os técnicos do Idam passaram por fases de aprendizado e capacitação e após dois anos do início do cultivo, respeitando todas as técnicas, a primeira colheita demonstra a quanto lucrativa pode ser a cultura cafeeira.

“Inicialmente tivemos que aprender sobre o cultivo do café para acompanharmos o trabalho das famílias. Hoje, depois de dois anos, eles já experimentam o café e as possibilidades que seu cultivo traz”, diz André Castilhos, gerente da unloc do Idam em Balbina, responsável pelo acompanhamento técnico dos novos produtores cafeeiros. “Apesar das dificuldades, esses agricultores mostraram o quanto estão comprometidos. Só temos a comemorar”, completa Castilhos.

O encontro para demonstração e degustação contou com a participação de outras entidades ligadas ao Setor Primário além do Idam, como a Sepror, Secretaria de Produção de Presidente Figueiredo e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

TEXTO: Nailson Castro

FOTOS: Divulgação/Idam

Gerência de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam

Jornalista Responsável: Antônio Barros Jr – (92) 981451183

Nailson Castro:  (92) 99113-2311

Ártemis Cunha:  (92) 98406-5021

Endereço: Avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460, Bloco G – 2º Andar, Conj. Atílio Andreazza – Japiim

Manaus – AM – CEP: 69077-730; Fone: 92-985663363