Idam participa de audiência pública na vila de Lindoia no município de Itacoatiara

Extensionitas da unidade local de Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, participaram no último sábado, (28/004), de uma Audiência Pública na Vila de Lindoia, sobre o desenvolvimento do setor primário naquela região que faz parte do município de Itacoatiara. Na ocasião estiveram presente, oitos comunidades rurais, totalizando mais 150 produtores, que fizeram diversas reivindicações para os representantes das câmaras municipais de Itacoatiara, Manaus e a Assembleia legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

As principais reivindicações dos agricultores da Vila de Lindoia, no que se refere ao setor primário foram: a criação de um posto do Idam na vila, regularização fundiária, patrulha mecanizada e a implantação de uma feira para os produtores. Segundo o gerente do Idam local de Itacoatiara, João Hage, responsável por assistir e atender esses produtores rurais e agricultores familiares, os pedidos dos moradores vem ao encontro do fortalecimento das culturas cultivadas em Lindoia; “aqui existe um grande potencial na produção de citros, como a laranja, limão, tangerina, abacaxi, temos também a mandioca, pupunha, avicultura e a piscicultura, porém, com a implantação dessas solicitações, com certeza vamos alavancar a produção desses trabalhadores da Vila  de Lindoia”, explicou o gerente.

João Hage também reitera que devido à distância da sede do Idam para a vila de Lindoia de 133 quilômetros e a não regularização fundiária de alguns proprietários de terras, a assistência técnica é feita com muito esforço. “Precisamos fazer a regularização fundiária desses trabalhadores, para que todos possam ter acesso às políticas públicas do Governo e somando a uma extensão do Idam aqui na localidade, a estimativa é dar um salto gigantesco, gerando desenvolvimento, qualidade de vida, emprego e renda”, afirmou João Hage.