Idam participa de entrega de implementos agrícolas a agricultores de Manicoré

Os agricultores familiares do município de Manicoré, localizado na região do madeira, foram os primeiros no Estado a serem beneficiados pelo Programa Saf’s do Cacau, desenvolvido pela Ceplac em parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento – Semapa, Banco da Amazônia e Idam. É o Instituto o responsável, por exemplo, pela liberação da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, criada pela SAF/MDA, e é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como o próprio Pronaf. Foi graças a obtençao do DAP que eles receberam 98 itens do programa, como grupo gerador (7HP), motores bomba (completo), motores rabeta (com canoa), casas de farinha, roçadeiras, kits ferramentas, pulverizadores, sementes (mamão e maracujá), mudas (banana, cacau, açaí, taperebá e andiroba) e adubo orgânico mineral. Um investimento de R$ 257.000 reais, que atendeu agricultores das comunidades rurais do rio Manicoré. O objetivo principal foi à facilitação da linha de crédito entre o agricultor e o banco financiador. A entrega dos instrumentos foi acompanhada pelo prefeito em exercício de Manicoré, Lúcio Flávio, o representante do Banco da Amazônia, Adelsio Araujo, o gerente da Unloc do Idam/Manicoré, Cleudo Brasil de Oliveira, o técnico agrícola florestal da Unloc/Manicoré, Marilson Rodrigo da Silva, o engenheiro agrônomo da Unloc/Manicoré, Pedro Chaves da Silva, o coordenador do Projeto SAFs do Cacau, Suame Braga de Melo e o representante da Ceplac Afonso, além de secretários municipais. Segundo o engenheiro agrônomo do Idam, Pedro Chaves, para obter a DAP, o agricultor familiar deve dirigir-se ao Idam, munido de CPF e de dados acerca de seu estabelecimento de produção (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo).