Idam participa de Feira Internacional

Aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de abril a VII edição da Feira Internacional de Piscicultura, o evento acontece todos os anos alternando entre as cidades de Tabatinga e Letícia, na Colômbia. Este ano, o evento foi realizado na cidade de Letícia e por se tratar de uma área da tríplice fronteira, contou com a participação de visitantes dos três países: Brasil, Peru e Colômbia. Devido a coincidência com a semana santa, período em que aumenta o consumo de peixe entre a população, toda a produção de peixes colocada à venda foi comercializada. Ao todo foram comercializados cerca de 5 toneladas de peixes, tanto dos piscicultores brasileiros quanto dos colombianos. Segundo estimativa dos organizadores do evento, cerca de 2 mil pessoas passaram pela Feira, para comprar peixes e, também, visitar os stands. A Unidade Local do Idam/tabatinga prestou o devido apoio ao evento e participou com um stand, onde o público foi contemplado com a distribuição de folders, cartilhas e, ainda, receberam orientações técnicas aos visitantes. Segundo o gerente do Idam, Jânio Amorim, a feira foi uma oportunidade para os piscicultores escoarem sua produção. “O mais importante foi que a população, de ambos os países, puderam comprar e consumir peixes frescos em plena semana santa”, comemorou ele. A próxima edição da feira será realizada em Tabatinga. Para que o evento obtenha um resultado ainda maior, a Unidade Local do Idam já começou a orientar os piscicultores locais para o incrementar do aumento da produtividade, assim como, a oferta de pescado oriundo da piscicultura na Feira. Participaram e apoiaram diretamente no evento as Unidades Locais do Idam deTabatinga e Benjamin Constant, as Secretarias de Produção Rural de ambos os municípios e a Alcadía (Prefeitura) de Letícia–Colômbia. No evento o gerente do Idam, destacou a atuação do piscicultor, Kelly Eduardo, do município de Benjamin Constant, que levou para a Feira cerca de 3 toneladas de peixes, entre tambaqui, matrinxã e pirapitinga, a qual foi toda comercializada durante os três dias.