Idam participa de reunião voltada ao licenciamento ambiental das indústrias mobiliárias em Itacoatiara

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em Itacoatiara, município distante 270 quilômetros de Manaus, participou na manhã da última quinta-feira, (19/04), de reunião voltada ao licenciamento ambiental das Indústrias do ramo mobiliário da região.

Representantes apontam a importância da regularização para o desenvolvimento das atividades.

A atividade, realizada nas dependências do 2º batalhão de polícia militar do município, contou com a presença de moveleiros de Itacoatiara, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros além de equipe técnica do Idam local.
Segundo o gerente local do Idam no município, João Nestor de Souza Hage, a ação de regularização contribui decisivamente para o correto desenvolvimento das atividades do ramo mobiliário e pontua: “A ação visa torná-los aptos às licitações e outras concorrências, além de impedir penalidades, acarretadas pela falta de regulamentação”.

Representantes discutem regularização do ramo mobiliário.

Licenciamento Ambiental
O licenciamento ambiental é um importante instrumento de gestão da Política Nacional de Meio Ambiente. Por meio dele, a administração pública busca exercer o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais. Desta forma tem, por princípio, a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas em suas variabilidades físicas, bióticas, socioculturais e econômicas. Deve, ainda, estar apoiado por outros instrumentos de planejamento de políticas ambientais como a avaliação ambiental estratégica; avaliação ambiental integrada; bem como por outros instrumentos de gestão – zoneamento ecológico econômico, planos de manejo de unidades de conservação, planos de bacia, etc.

Moveleiros de Itacoatiara participam da atividade.