IDAM PARTICIPA DE VISITA TÉCNICA NO IPAAM: NUCGEO A VISTA

Com o objetivo de estruturar um núcleo de Geoprocessamento no IDAM, será realizada uma visita técnica ao Laboratório de Geoprocessamento – LABGEO do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas – IPAAM nesta segunda-feira, 06.
Segundo o chefe do Departamento de Assistência Técnica Florestal, Sérgio Gonçalves, a visita tem o intuito de nivelar informações técnico-operacionais para consolidar o projeto NUCGEO do IDAM, que será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente/Corredor Central da Amazônia – CCA.
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas ( mapas , cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações: florestas, agricultura, pecuária, etc….
As ferramentas computacionais para geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica GIS – sigla em inglês para SIG , permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados geo-referenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de documentos cartográficos.
Num Estado de grande dimensão como o Amazonas, com uma grande carência de informações adequadas no campo de ATER para a tomada de decisões sobre os problemas rurais e ambientais, o Geoprocessamento apresenta um enorme potencial, principalmente se baseado em tecnologias de custo relativamente baixo, em que o conhecimento seja adquirido localmente.
Conforme Sérgio, esta será uma boa oportunidade que os Departamentos que ainda não incorporaram ferramentas de Geoprocessamento em suas atividades, possam apresentar suas demandas e com o apoio dos técnicos do DATEF e do LABGEO/IPAAM possamos identificar as ferramentas mais adequadas as necessidades e uso da instituição.