Idam participa do lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa no Careiro da Várzea

O diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Airton Schneider e o diretor presidente da Agência de Defesa e Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Sérgio Muniz, órgãos integrados ao Sistema Sepror, participaram hoje (17) do lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Careiro da Várzea, na comunidade do Paraná Murumurutuba.

Diretor tecnico do Idam, Airton Schneider,ao microfone

A região tem mais de 980 criadores de bovinos e bubalinos.
Também estavam presentes no evento, o secretário adjunto de Políticas Agropecuárias e Florestais do Estado do Amazonas (Seapaf), Fernando Vieira, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, e Guilherme Pessoa, representante do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), no Amazonas. Participaram mais de (cem) 100 produtores rurais da região, na Fazenda Estrela do Sul, do produtor Jânio Sasahara.

Membros do Sistema Sepror, com presidente da Faea, representante do MAPA e produtor rural

Airton Schneider disse: “que na comunidade Murumurutuba, do município do Careiro da Várzea, que, em 2004, percorreu o mundo com a notícia da presença da zoonose perigosa, que é a febre aftosa, reafirma o compromisso institucional de, juntos com a Adaf e demais órgãos do Sistema Sepror, e os pecuaristas locais, para buscarmos o maior alcance de cobertura vacinal, protegendo o rebanho do Estado. Além disso, disponibilizaremos todo o esforço na busca de obtermos propriedades referências, como a visitada; para que possamos ofertar aos consumidores os subprodutos do leite confiáveis e amparados sanitariamente”.
Na condição de coordenador do evento de sanidade animal, o presidente da Adaf, Sérgio Muniz, fiscalizou as instalações da queijaria do produtor Jânio Sasahara.
Ele aprovou os equipamentos e os procedimentos sanitários, na produção do queijo coalho pasteurizado do produtor. “Ele é um exemplo de padrão sanitário e de conduta como produtor preocupado com a saúde pública, a partir da qualidade do queijo que produz”, afirmou.

Fiscalização da queijaria do senhor Jânio Sasahara 

O senhor Jânio Sasahara que trabalha em família, com dois filhos e a esposa, disse “que o investimento na queijaria foi de R$ 35 mil e que todo processo de instalação levou cinco anos de estudos, formação e preparação. Estou fazendo o que é certo e sigo os padrões de qualidade determinados pela Adaf. Também tenho contado com o apoio da assistência técnica do Idam “.
O presidente da Faea, Muni Lourenço, salientou que o Amazonas ter sido considerado área livre de aftosa com vacinação no ano passado, e estar prestes a receber a mesma certificação, mas, agora, em âmbito internacional, é uma conquista dos pecuaristas do Careiro da Várzea, que deram uma resposta para o Brasil e o mundo com o trabalho de combate à aftosa”.
Segundo Guilherme Pessoa; o lançamento da campanha de vacinação no Careiro da Várzea tem grande significado: “o Governo Federal tem sido parceiro do Governo Estadual contribuindo com recursos repassados para a Adaf, com vistas a manter a política de consolidação do status do Estado fora de risco de aftosa com vacinação, de acordo com o que foi definido como prioridade conjunta dos governos. Aqui, há toda uma simbologia”.

Fontes: Sistema Sepror, Faea e Mapa