Idam prepara seringueiros para alavancar extração da borracha em Pauini

Borracha extraída em Pauni teve qualidade aprovada e reconhecida pela Michelin

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do município de Pauini (923 quilômetros distante da capital), prepara extrativistas do município para retomar a produção da borracha, alavancando a geração de emprego e renda no sul do estado.

Os 78 beneficiados que receberam o material necessário para a extração pertencem à Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas (Atramp) de Pauini, formada em sua maior parte moradores da região do Rio Pauini, e Rio Purus, além de aldeias indígenas.

“Em junho fizemos uma visita na região para cadastro do extrativistas, atualizamos os dados cadastrais e fizemos a doação do ‘kit-sangria’ para os beneficiados. A nossa projeção é extrair pelo menos 25 toneladas, sendo que atualmente, a associação já tem 4 toneladas em estoque”, explicou o técnico agrícola da UnLOC Pauini, Aristóteles da Costa Mamed.

Para o extrativista e presidente da Atramp, José Roberto de Lima, 34, o apoio do Idam neste momento, faz com que o trabalho se fortaleça e que todos possam trabalhar de forma mais segura.

“Ter o apoio do órgão que leva à assistência técnica e extensão rural do nosso lado faz com que a gente avance ainda mais no nosso trabalho. A gente acaba se fortalecendo com essa parceria, pois contamos com a disponibilidade dos técnicos do Idam em nos acompanhar em viagens, nos atendimentos para atualização cadastral e nos ajudando até com a logística”, pontuou.

Qualidade reconhecida

O material extraído pela Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas (Atramp), de Pauini, foi condecorado em março de 2023, durante a realização do 1º grande encontro estadual do extrativismo da borracha, em Manaus. De acordo com José Roberto, o reconhecido foi estendido aos seringueiros, parceiros e deu um novo rumo para os extrativistas.

“A nossa borracha foi condecorada com a borracha de melhor qualidade entre todas associações que estavam presentes. E para nós, foi motivo de muita alegria, pois mostra que o nosso trabalho, enquanto organização social na busca pela qualidade está sendo bem feito”, contou.

Borracha extraída no Sul do Amazonas foi reconhecida pela Michelin pela excelente qualidade

A condecoração garante para a associação, pelo menos mais um ano de venda para a Michelin, fabricante francesa de pneus.

“Se não for de qualidade, a Michelin compra um ano e o outro não. Então, esse reconhecimento nos deixa felizes e motivados, pois os parceiros, os seringueiros e todos os envolvidos estão trabalhando de forma correta para realmente alavancar a extração da borracha gerando emprego e renda na região”, finalizou.