Idam quer revitalizar plantio de café em Envira

Os produtores rurais estão tendo um motivo a mais para retomarem o plantio do café no município de Envira, localizado na região sudoeste do Amazonas. Pelo menos onze projetos elaborados pelo Idam foram aprovados pela Afeam e R$134.574,00 e liberados por ocasião da IV ExpoEnvira que aconteceu no período de 24 a 26 deste mês.
A ideia é fazer com que o município volte a ter referência na produção do café que no passado chegou a 1.500 kg/hectare.
Além da ação de crédito que vem sendo feita desde o início deste ano, com a liberação de R$ 358.058,00 pela Afeam, para um total de 100 projetos referentes às culturas da mandioca, cana-de-açúcar, pecuária, máquinas e equipamentos, a expectativa dos produtores em relação ao café é animadora. Segundo o gerente da Unidade Local do Idam, Redinê Xavier, hoje Envira já produz 3 toneladas de café, por hectare.
Levantamento feito pelo Instituto indica uma área de 150 hectares de plantio de café. O tamanho ainda é considerado pequeno para os agricultores que tentam revitalizar a cultura. Cem deles já estão com a atividade bem avançada, e a perspectiva é que o número aumente em curto espaço de tempo. Equipamentos agrícolas
O Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Secretaria de Produção Rural (Sepror) vem dando continuidade as ações do Programa de Fomento, Infraestrutura e Apoio a Produção Rural, que disponibiliza aos agricultores familiares materiais e equipamentos agrícolas em todo o Estado. Para o município de Envira,foram disponibilizados neste primeiro trimestre, um total de 2.017 equipamentos (kit pescador, kit ferramenta, cevador/catitu, forno, rabeta, motor de 5,5 cv, grupos geradores de 30, 15 e 7,5 kva) aos agricultores.
A Unidade Local do Idam está dando todo o suporte a essa ação, a fim de que esses equipamentos sejam entregues aos beneficiários das comunidades rurais, gerando melhorias na qualidade de vida dos agricultores, aumento da produção agrícola e o fortalecimento do setor primário.