Idam realiza ação com comunidades indígenas de Pauini

Em Pauini, a 1.054 de Manaus, extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou na última sexta-feira (04/05), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto de Ensino e Educação Brasileira (IEB), visita nas terras indígenas do Igarapé Água Preta-Inari, para tratar sobre propostas de escoamento e comercialização dos produtos agrícolas e artesanais dos indígenas que residem na região.

Na ocasião, a unidade local do Idam, representado pela gerente, Simone Andrade e o técnico agropecuário e florestal, Aristóteles Mamed, que apresentaram as mais de 30 pessoas da comunidade indígena, os programas de comercialização operados pelo Estado do Amazonas por meio do Idam, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME), também foi ressaltada a importância de ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cartão de Produtor Primário (CPP), além de orientar e propor ações de capacitação para adequar os produtos, dentro dos padrões de higiene e qualidade, exigidos para a comercialização, tanto local, quanto para os programas do Governo.

Para a gerente do Idam de Pauini, Simone Andrade, essa foi a primeira visita e os resultados foram significativos. “Foi uma ação proveitosa, onde pudemos perceber a disponibilidade dos indígenas em receber informações que visam o desenvolvimento das famílias que ali vivem; vale ressaltar que esse foi o primeiro passo, onde a meta é documentar os trabalhadores, além disso, estamos programando cursos sobre as boas práticas na extração do Açaí, entre outros assuntos”, explicou a gerente.

As culturas predominantes dos indígenas visitados do Igarapé Água Preta-Inari, que fica localizado na região sul do município de Pauini, são: mandioca, açaí, e também o artesanato.

Participaram do evento, lideranças das aldeias Mipiri; Kasiriky; Yopiã; Atukatny; pertencentes a etnia Apurinã e representantes dos movimentos indígenas, além das secretárias municipais de produção rural, saúde e assuntos indígenas do município de Pauini.