Idam realiza ação de cadastro de comunitários indígenas

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Japurá, distante 780 quilômetros de Manaus, realizou nesta quinta-feira, 15, a ação cadastral voltada aos agricultores familiares das comunidades indígenas de São Joaquim, Jutaí e Jeremias.

Na ocasião, os agricultores foram beneficiados, após autorização da Fundação Nacional do índio (Funai), com a emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) e cadastramento da carteira do produtor rural.

Representante do Idam realiza cadastro dos agricultores indígenas

Por meio da DAP, os agricultores terão acesso ao crédito rural em condições de pagamento diferenciadas, contando ainda com juros menores. Já a carteira do produtor rural, possibilitará a isenção de Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (Icms) para a aquisição de insumos, máquinas, e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais, além de proporcionar desconto de energia elétrica junto à operadora, mediante o cadastro e a vistoria da empresa de energia elétrica, entre outros benefícios.

Comunitários aguardam atendimento

Através desta ação, populações indígenas do município de Japurá terão acesso às políticas e programas do Governo Federal, garantindo, desta forma, o crescimento das atividades agrícolas dessa região e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores indígenas. O gerente do Idam Local, Jean Silva, frisou “Esta ação vai facilitar tanto a vida desta etnia indígena quanto a nossa do Idam, pois, sem a autorização da Funai de Tefé, ficávamos impossibilitados de prestar assistência a eles, e os mesmos se sentiam prejudicados por não contar com a nossa ajuda.”

Comunitários de São Joaquim, Jutaí e Jeremias