Idam realiza ações de Ater em Tabatinga

Em Tabatinga, município distante 1105 quilômetros de Manaus, a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na última terça-feira, (04/12), na comunidade indígena Vila Nova Esperança, localizada na margem esquerda do Rio Solimões, atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto aos produtores locais.

Gerente do Idam em Tabatinga, Orlando Nascimento durante visita.

Na oportunidade, foram realizados cursos de boas práticas na produção de farinha de tapioca e doce de abacaxi, levando em consideração as potencialidades locais propícias às culturas envolvidas. Foi realizada ainda, visita técnica na propriedade do produtor Willian Costa que possui, atualmente, plantio de 16.000 pés de abacaxis, bem como cinco hectares de roça de mandioca voltada para produção de farinha e três hectares de cana de açúcar para produção de mel e rapadura.

Produtor Willian Costa, transporta parte de sua produção de abacaxi.

Foram repassadas também aos produtores presentes, por meio de palestras ministradas pelo técnico do Idam Jânio e o gerente do Idam em Tabatinga, Orlando Nascimento, informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural e renegociação de dívidas junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Curso prático realizado durante a visita.

O gerente Orlando Nascimento, destaca, a partir das atividades desenvolvidas, a alegria dos agricultores familiares em poder contar com apoio e assistência técnica do Idam, “Mediante processos educativos e participativos como esses, visamos lhes assegurar sustentabilidade, cidadania e por consequência, melhoria na qualidade de vida”.