Idam realiza curso de boas práticas de manejo para extração de óleo de Copaíba em São Gabriel da Cachoeira

Em São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus, entre os dias 22 a 24 de março, extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizaram o curso de Boas Práticas de Manejo para extração do óleo de Copaíba.

Extensionistas do Idam realizando extração de óleo de Copaíba.

Participaram 30 representantes indígenas do município; das comunidades de São Pedro, Uriri, Matapi e Açaí, além das presenças do secretário municipal de interior, produção e abastecimento, Reginal Cruz e o prefeito Clóvis Saldanha. O evento aconteceu na comunidade Açaí Paraná, no Rio Uaupés e contou com a instrução do engenheiro florestal do Idam Manaus, Luiz Rocha Maciel, juntamente com gerente do Idam de São Gabriel da Cachoeira, Adi Nagel Júnior.

Representantes indígenas do município participam ativamente do curso.

Esta é mais uma ação do Governo do Amazonas, que por meio do Idam, órgão integrante do sistema Sepror, através dos extensionistas, realizaram este evento em São Gabriel da Cachoeira, que visa na prática, a geração de emprego e renda, baseada no extrativismo sustentável de produtos não madeireiros.  “Com este apoio, conseguirei trabalhar e conseguirei extrair o óleo de Copaíba”, destacou Luís da Silva Miranda, da comunidade Açaí Paraná.

Representante do Idam durante demonstração