Idam realiza entrega de mudas de castanha do Brasil na comunidade Boa Esperança em Manicoré

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Manicoré, município distante 390 quilômetros de Manaus, realizou no último sábado, (31/03), a entrega de 3.500 mudas de castanha do Brasil, aos agricultores familiares da comunidade de Boa Esperança, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá.

Gerente local do Idam Mariza Lisley acompanha entrega das mudas.

As mudas, foram doadas pela Agropecuária Aruanã, através do Instituto Excelsa e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Manicoré para distribuição. Durante a ação, 26 famílias foram beneficiadas com as mudas, que vão compor áreas degradadas de capoeira e também faixas de área de terra preta nas adjacências da região. Produtoras da comunidade ressaltaram que, estas castanheiras serão a poupança para os seus filhos, e consideram o dinheiro desta cultura, essencial na renda familiar, além de fazer parte da alimentação diariamente.

Mudas de castanha do Brasil entregues aos produtores

Segundo a gerente local do Idam, Mariza Lisley, a ação é essencial para a economia não só da comunidade, mas da região como um todo, “a unidade local de Manicoré, apoia as atividades extrativistas considerando a importância dessa cadeia de valor no Estado do Amazonas; por suas relações entre os atores da cadeia e suas relações econômicas, sociais e ambientais. E nas relações sociais podemos citar o fortalecimento das organizações comunitárias, segurança alimentar. Além de o produto ter excelentes preços no mercado americano e europeu onde é conhecida como “brasilian nut”.

Produtores da comunidade Boa Esperança acompanham atividade.

A comunidade Boa Esperança realiza feira quinzenalmente na sede do município, comercializando subprodutos da mandioca como pé de moleque, beijus, tapioca e goma, todos esses produtos enriquecidos com castanha. Além da comercialização da própria castanha in natura e do açaí.