Idam realiza excursão em unidade demonstrativa de Mandioca em Tefé

Em Tefé, a 575 quilômetros de Manaus, extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizaram uma excursão na Unidade Demonstrativa (UD) de plantio de Mandioca. O objetivo da implantação da unidade é descobrir qual parte da maniva produz mais raiz e consequentemente o aumento da produção de farinha.

Participantes acompanham instrução dos extensionistas do Idam

Foram plantadas as manivas em três áreas separadas por blocos, para que no mês de junho seja feita a avaliação final, visto que, já faz nove meses que foi iniciado o processo.
A unidade demonstrativa fica localizada na estrada da Emade, km 17,5, no sítio Paiva, tendo como proprietário o agricultor Sebastião Alves. A excursão contou com a presença de mais de 30 pessoas, entre agricultores familiares, estudantes das escolas Frei André da Costa, Corinto, Gilberto Mestrinho e Santa Clara além do corpo técnico do Idam.
O gerente da unidade local do Idam, Sidney Araújo, destaca a importância da avaliação: “sabemos a produção normal de raízes de mandioca que é de 12 toneladas por hectare, mas não sabemos qual a parte da maniva é mais produtiva. A expectativa com este trabalho é verificar qual a parte da maniva é mais produtiva e, com as técnicas empregadas como espaçamento, tamanho da maniva e outros, a expectativa é aumentar a produção”.

Agricultores e estudantes durante excursão.

Essa é mais uma ação do Governo do Amazonas, que por meio do Idam, órgão integrado ao Sistema Sepror, vem trazendo inovação tecnológica, gerando desenvolvimento, emprego e renda ao homem do campo.