IDAM realiza levantamento de produção do açaí em Codajás

acai_fruit

Agricultores familiares do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), iniciaram neste mês de janeiro, a extração e transporte de açaí cultivado. A atividade segue até o mês de junho e conta com assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM).

Neste período os extensionistas fazem a contagem da produção do fruto no município. Segundo o técnico em agropecuária do IDAM, Francislei Furtado, parte da produção segue para Manaus, enquanto o excedente atende o comércio local. “Acompanhamos cada etapa, que vai desde o cultivo, com a pré-coleta, extração, acondicionamento, armazenamento e transporte. Agora queremos saber exatamente a quantidade produzida, pois de acordo com os dados poderemos analisar quanto a produção evoluiu e elaborar planos de atividades para o ano seguinte,” explicou Furtado.

Outro ponto destacado pelo técnico foi a orientação repassada aos agricultores a respeito da espera para o tempo certo de colheita e não extrair fruto que não esteja maduro. Desse modo evita perdas e permite melhor qualidade ao produto.

Açaí.docx 2

Atualmente o Instituto assiste no município 124 agricultores familiares, que é o maior produtor de açaí no Amazonas. Em 2013, o município alcançou a marca de mais de 1,1 milhão de cachos.


Importância socioeconômica

O açaizeiro é de grande importância socioeconômica para a região, podendo ser utilizado de forma integral, como o caule de onde é tirado o palmito. De suas sementes é extraída a polpa rica em valor nutricional, que serve de alimento ou para produção de cosméticos. Além disso, tanto as folhas quanto os caroços podem se transformar em biojoias, artesanato ou usados como adubo orgânico.