Idam realiza levantamento para apoio a implantação de Unidade de Conservação em Urucará

A equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) central, juntamente com o gerente da Unidade local de Urucará; Universidade Estadual do Amazonas (UEA); a Comissão de acompanhamento para a criação da Unidade de Conservação local; a prefeitura; Câmara Municipal de Urucará e comunitários do entorno realizaram; entre os dias 29 e 30 de novembro, no município de Urucará, o levantamento de informações geográficas e florestais como apoio a implantação de uma Unidade de Conservação municipal, para preservação dos Cedros. Urucará fica a 259 quilômetros de Manaus. Antonio Pessoa e Eirie Vinhote engenheiros florestais do Idam central estiveram no local, que agrega 17 famílias no entorno.

Dentre os produtos florestais com potencial para a implantação da UC no município de Urucará, estão os Cedreiros Centenários, árvore que pode atingir de 20 a 30 metros de altura, e cuja madeira tem alto valor comercial.

O objetivo maior deste trabalho é a utilização de metodologia adequada para que não haja exploração irracional, bem como a preservação socioambiental, com a inclusão das famílias usuárias da área, visando à preservação da espécie na região e a geração de emprego e renda para o município.

A equipe avalia como um processo bem articulado para criação da UC, com necessidade apenas de alguns ajustes na parte documental no que diz respeito aos aspectos legais, uma vez que, a área pertence a glebas do município. “E também com grande potencialidade para o turismo”, destacou Antonio Pessoa.