Idam realiza palestra sobre gestão agrícola a produtores de Tonantins, nesta sexta-feira

A capacitação será ministrada pelo doutor em Solo e Nutrição de Plantas, José Furtado de Miranda

Nesta sexta-feira (24/11), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da unidade local (UnLoc) de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus), vai realizar a palestra ‘Gestão Agrícola: Produção, Solo, Calagem e Adubação’. A capacitação acontecerá no auditório da escola municipal José Raimundo, situada na rua Nossa Senhora de Fátima, Centro. As inscrições para a capacitação são gratuitas.

Agricultores familiares, associações, alunos do curso técnico em agricultura e alunos de graduação em gestão ambiental são o público-alvo da iniciativa. O curso será ministrado pelo professor, mestre em Ciências Florestais e Ambientais e doutor em Solo e Nutrição de Plantas, José Furtado de Miranda.

A capacitação inclui, também, uma demonstração de métodos (DM), que acontecerá na propriedade do agricultor familiar assistido pela UnLoc Idam-Tonantins, Sérgio da Silva Gouvea, localizada no KM 02 da Estrada do Canavial.

O gerente da unidade local, Dirlei Mendes, deu mais detalhes sobre a capacitação. “Será realizada, ainda, a amostragem do solo e encaminhada ao laboratório da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Então, interpretações serão realizadas para recomendação de calagem e adubação para, posteriormente, realizarmos a instalação da primeira unidade demonstrativa (UD) da cultura da mandioca em Tonantins, o que possibilitará mais uma alternativa de produtividade ao município”, informou.

Realização

A palestra ‘Gestão Agrícola: Produção, Solo, Calagem e Adubação’ é uma iniciativa do Idam, realizada em parceria com o Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM) e Prefeitura Municipal de Tonantins, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA).

Mais informações podem ser obtidas por meio do número: (97) 98566-2193.

Foto: Marfran Vieira