Idam vai reforçar leitura no interior e na capital

Graças a uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam, Embrapa e Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 5.160 exemplares de livros serão distribuídos para 36 Unidades Locais do Idam para serem utilizados como fonte de pesquisa nas comunidades.
Segundo a bibliotecária do Idam, Edda Drumond, a parceria está disponibilizando minibibliotecas e portfólios temáticos. O kit de minibibliotecas, por exemplo, é composto por publicações impressas e programas em vídeo. Já os portfólios constituem uma coletânea de CD-ROMs composta por arquivos em áudio, do programa de rádio da Embrapa –Prosa Rural – e videos do programa Dia de Campo na TV. Tratam de temas sobre leite, pequenos animais, gado de corte, olerícultura, frutas, arroz e feijão, cuidados necessários para evitar a Gripe A, ente outros.
Todo o acervo que será distribuído às Unidades está em fase final de preparo técnico através da biblioteca central do Idam. Antes de receber o material os gerentes das Unidades Locais assistiram a uma palestra sobreas normas e orientações de como utilizar o material junto à comunidade. As minibibliotecas se destinam a apoiar o processo de educação formal e informal de jovens agricultores e agricultores familiares, bem como, possibilitar às famílias, aos pequenos produtores e à juventude do campo o acesso à informação e às tecnologias geradas e/ou adaptadas pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa.
Os conteúdos abordam técnicas simples e tecnologias que contribuem para a melhoria da propriedade agrícola, para o bom uso dos recursos naturais e para a adoção de boas práticas agropecuárias.
Para o presidente do Idam, Edimar Vizolli, esse trabalho vem potencializar as ações de assistência técnica e extensão rural junto ao produtor, e principalmente fortalecer o setor primário do Amazonas, por meio de uma linguagem simples e com a utilização de tecnologia de baixo custo.