Idam/Tefé abre programação de cursos deste ano

O curso de Boas Práticas de Extração de Oléo de Copaíba abre a programação de cursos no município de Tefé. Acontecerá nos dias 11, 12 e 13 deste mês e vai atender 25 agricultores familiares, conforme informou o gerente da Unidade Local do Idam/Tefé, Sidney Sousa.
O conteúdo programático será desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas na comunidade Itaúba.
O objetivo é melhorar a qualidade do produto final com técnicas de extração mais adequada, visando promover o manejo florestal sustentável para a cadeia de valor de óleos vegetais, visando a geração de renda para as famílias envolvidas nesta atividade.
A produção de óleos vegetais representa uma enorme contribuição na produção extrativista, em face de sua potencialidade e das diversas espécies produtoras existentes nos diversos municípios do Estado. Acessar o mercado consumidor tem sido o maior desafio na busca de transformar essa potencialidade em realidade de produção. Segundo a gerente interina de Apoio a Exploração Não-Madeireira do Idam, Karina Lima, o resultado obtido, nos municípios onde já foram realizados cursos deste nível, é que o produtor tem maior autonomia para vender a produção, podendo inclusive aumentar o valor já que se refere a produto de área manejada.
“Por meio do curso o produtor tem acesso as informações referentes as boas práticas de manejo, o que melhora a qualidade do seu produto, pois ele saberá como fazer o armazenamento de maneira mais adequada, fazendo com que este tenha maior durabilidade e qualidade para venda”, finalizou.