III Edição da Festa do Açaí de Eirunepé

Em sua terceira edição, a Festa do Açaí de Eirunepé promete agitar o sábado dos habitantes do município. Realizada por meio da parceria entre a Unidade Local (Unloc) do Idam de Eirunepé e a Prefeitura Municipal, a festa ocorrerá na comunidade Terra Firme , localizada no igarapé do Rio Preto.
O evento que recebe visitantes de todo o município promete uma programação variada, em que o açaí é o principal destaque. A Unloc de Eirunepé já está com seu stand montado, onde os visitantes poderão conferir de perto, as atividades e ações desenvolvidas pelo Idam nodesenvolvimento e beneficiamento do açaí no município. Folders, cartilhas e cartazes sobre o açaí, suas curiosidades, formas de cultivo e as variadas alternativas de beneficiamento estarão a disposição do público. Atualmente acomunidade Terra Firme éformada por doze famílias de agricultores assistidas pelo Idam e que estarão participando ativamente desse evento desenvolvendo atividades em que o foco principal seráo beneficiamento do açaí. Por meio de demonstrações de métodos, os agricultores familiares terão a oportunidade de conhecer as variadas possibilidade de se criar doces, licores e vinhos, utilizando o açaí como matéria prima. Sendo o açaí e seus derivados muito apreciados pela população amazonense e de outros estados, espera-se que esta atividade incentive a comunidade a produzir e comercializar iguarias do fruto, representando, deste modo, mais uma fonte de renda para a comunidade.
O meio ambiente também ganhará destaque durante o evento. Palestras sobre preservação e educação ambiental serão ministradas pelo gerente da Unloc, Denis de Lima Correia. Mudas de açaí também serão distribuídas aos visitantes, incentivando a produção do fruto. Segundo o gerente, Denis de Lima, o evento é um sucesso e a cada ano vem atraindo um número maior de visitantes, que vem prestigiar a festa econhecer mais sobre o açaí, as formas de cultivo e as iguarias produzidas a partir do fruto.